08 dezembro 2015

{Resenha} - Veneno


ISBN: 978856702826-2   
Título: Veneno            
Original: Poison 
Autor: Sarah Pinborough  
Série: Encantadas       
Páginas: 223             
Ano: 2013                      
Editora: Única         
Nota: ♥ ♥ ♥  


"Repense seus vilões" e "Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm" foram as duas frases que me "venderam" A Saga Encantadas. Foi em função delas que eu despertei a vontade de ler, e no fim, foi justamente por conta disso que eu não gostei tanto do livro.

Veneno reconta a história de Branca de Neve com a promessa de nos fazer questionar quem são os verdadeiros mocinhos e os vilões dos livros de fantasia, em um reconto maduro e realista. Porém, para mim, essa promessa não se cumpriu.
O livro é narrado em terceira pessoa e se inicia com o rei, pai de Branca, já casado com Lilith, sua madrasta, e prestes a ir para a guerra. Logo nas primeiras páginas nos deparamos com uma cena erótica e foi como se a autora quisesse nos dizer "Tá vendo! É um livro pra adultos", o que me pareceu forçado demais, como se, por haver cenas de sexo detalhadas, a história passasse de um conto de fadas para um conto de terror.


O enredo não é muito inovador. Os acontecimentos retratados seguem a mesma linha do conto original, com a mesma sucessão de fatos: a madrasta que odeia a Branca, os anões, o caçador, a maldição e o príncipe. Exceto por algumas mudanças na trama, tudo é bem parecido. Todavia o que mais me incomodou foi a ideia de "repensar meus vilões". Ao longo do livro, minhas concepções não mudaram, ainda acreditava que A rainha má era a vilã, enquanto a Branca de Neve ainda era a mocinha. A única diferença era que Branca era uma garota mimada e em contra partida, sua madrasta, era amargurada e era tão maldosa quanto era sexy e bonita. 

O que eu vi, foi uma história da Branca de neve, em que os personagens tem algumas características peculiares, os tornando imperfeitos, e consequentemente, sem um final feliz. Os argumentos usados no livro para justificar a ação dos personagens e os fatos da trama, não me convenceram, e a história, se tornou apenas mais uma envolvendo os contos de fada. Eu esperava uma trama mais bem desenvolvida e mais inteligente, e, acredito que esse problema tenha a ver com a outra frase: "Para os fãs de Once Upon a Time". 


Quem me segue no Insta, sabe que eu amo OUAT. E pra mim esse livro não é para os fãs da série. Ouat é genial, tem uma trama bem tecida e detalhada, e enquanto eu lia não conseguia parar de comparar. Sempre que os personagens eram citados no livro, a figura dos de Once aparecia na minha cabeça. O livro é focado em Lilith, a Rainha má, e em Ouat, a Regina que também é a Rainha má, ganhou meu coração com a sua história e seus motivos. Algo que Lilith não conseguiu. Ela ainda era pra mim a vilã, enquanto que a Branca em Ouat é bondosa mas selvagem e corajosa e no livro era era selvagem quase de jeito animal e muito mimada. E em relação a história, ela é relativamente simples se comparada a genialidade de Once. Por esse motivo, o livro não me cativou tanto. Minhas expectativas eram altas demais. 

Entretanto, não foi um livro difícil de ler. O modo como a Sarah escreve é convidativo, jovial e sedutor, e flui de uma forma intensa e gostosa. A única coisa que me agradou realmente no livro foi o modo como a história foi contada. E não posso deixar de falar da diagramação. Estava linda.

Em suma, é um bom livro, que eu recomendo para quem gosta de releituras. E para os fãs de Once, por favor, não criem muitas expectativas. Já comecei o segundo livro, que trata da Cinderela. Quem sabe ele não preencha algumas lacunas do primeiro e me traga uma história melhor.

"Há certas coisas na vida que mudam você. Aquela era uma verdade tão certa quanto nascer e morrer"


0 comentários:

Postar um comentário