23 janeiro 2016

{Resenha} - Surpreendente!



ISBN: 978858057808-9   
Título: Surpreendente! 
Autor: Maurício Gomyde       
Páginas: 265             
Ano: 2015                      
Editora: Intrínseca         
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ + (Favoritado)




Será que seria muito clichê se eu começasse essa resenha dizendo que este livro me surpreendeu? Acho que sim não é? Então, vamos tentar de outra forma.

Surpreendente! faz parte da minha wishlist desde que foi lançado. Apesar de não saber do que se tratava o livro, resolvi compra-lo na black friday por conta das boas indicações nas resenhas que li e... porque simpatizei com a capa (sou dessas). Então, um pouco antes do fim do ano passado resolvi ler (resenha bem atrasada, relevem), e para minha surpresa foi um dos livros mais tocantes que já tive o prazer de conhecer.


Surpreendente! tem como protagonista Pedro, um garoto de 25 anos, recém-formado, que tem uma doença degenerativa nos olhos e um desafio: filmar o melhor curta da sua vida com o objetivo de conquistar o maior prêmio brasileiro de cinema, o cacau de ouro. Para isso, ele sai em uma viagem maluca com seus amigos em busca de inspiração, e mais do que isso, em busca de si mesmo.

"Preciso me perder no mundo para tentar encontrar coisas que venho perdendo dentro de mim."

Provavelmente você já deve ter lido bastante histórias assim, mas, pode ter certeza que essa é contada de um jeito único. Uma linguagem fluida, simples, poética e magnífica. Quase acabei com meus post it's. Maurício tem um jeito muito especial de nos fazer sentir perto dos personagens. Começamos a acompanhar a vida simples e cheia de significado de Pedro, até que nos deparamos com seus problemas e seguimos com ele em sua jornada.

Já disse e repito, este livro é realmente Surpreendente. Quando comecei a ler, não fazia a mínima ideia da grandiosidade dessa história. Maurício criou uma trama repleta de clichês. Clichês que estão presentes em nossa vida, todos os dias, mas que muitas vezes nos esquecemos de valorizar. Ele criou uma trama para nos fazer refletir sobre o rumo da nossa vida e para nos questionar se estamos enxergando direito. Ele quis nos mostrar o que é a verdadeira cegueira. 


"Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Adorei o modo como o Maurício brincou com a realidade. Como fez uma história tão doce, repleta de verdade, de gente como a gente. De pessoas com medos reais, com problemas reais. Pessoas que precisavam se encontrar. Surpreendente! é um livro que transborda sentimento. É daqueles livros que reúne tudo aquilo no que a gente acredita, mas que muitas vezes vive esquecida em razão da dura realidade que nos cerca.


É uma trama que traz consigo esperança, encanto, tristeza e superação. Traz personagens tão comuns e ao mesmo tempo, tão peculiares. São tão próximos de nós que quase pude me imaginar sendo amiga deles. Acho que nunca encontrei personagens tão cativantes. Pedro, em especial. Me vi nele tantas vezes. Sua paixão pelo cinema aqueceu meu coração, e o livro se tornou tão leve e agradável principalmente por esse fato. Eu amava todas as referências.



"Filmes podem nos revelar muitas surpresas, se olhados da maneira correta"

Surpreendente! me tocou de uma forma que nenhum outro livro conseguiu. Ele me mostrou que meu coração derretido e esperançoso não estava sozinho em suas crenças. Que a amizade é o maior bem que alguém pode encontrar. E que mesmo com todos os obstáculos e todas as misérias do mundo, você pode fazer a diferença, assim que encontrar a si mesmo, enfrentar seus medos e entender que levantar e lutar é o melhor caminho. A mudança reside em você. E como dizia Exupéry, "O essencial é invisível aos olhos". Pedro entendeu isso, e eu também.

Favoritado e mais que recomendado.

E por último não posso deixar de parabenizar a Intrínseca pelo trabalho maravilhoso nesse livro. A diagramação estava impecável e bem a cara de toda a trama. Obrigada Maurício pela história incrível e obrigada Intrínseca por trazer-la até nós. 

Quer ver mais sobre 'Surpreendente!'?



0 comentários:

Postar um comentário